Sudeste asiático e Vocare

São Paulo, 1 de Maio de 2016

As últimas semanas foram muito agitadas. Fui convidado pelo COMIBAM para um evento na Malásia, sudeste asiático, um lugar que nunca pensei em ir. Claro que aceitei, até por ser com tudo pago rs Mas na verdade eu mal sabia o que esperava por mim e acabou sendo surpresa atrás de surpresa. Assim como a viagem para a Europa, as reuniões demoraram a se confirmar, mas no fim deu tudo mais do que certo, e pude me encontrar e conhecer várias pessoas, entre eles empresários locais bem influentes e grandes líderes de missões da Ásia.

Philip é um empreendedor serial e intermedia muitos negócios entre Ásia e Oriente Médio. Ele é também Diretor do Lausanne da região e me apresentou para muita gente
Philip Chang é um empreendedor serial e intermedia muitos negócios entre Ásia e Oriente Médio. Ele também é Diretor regional do Movimento Lausanne e fez questão de me apresentar para muita gente

Ao final da semana, participei de um treinamento de líderes chamado ‘Developing Global Leaders’ onde grandes líderes de missões se reuniram para debater sobre desenvolvimento de liderança, inteligência intercultural e missões. Foi algo incrível porque eu não tinha muitas informações sobre o evento, nem sabia quem seriam os participantes. Para minha surpresa, Patrick Fung estava lá, e eu sentado na mesma mesa de discussão com ele. Ele é diretor presidente da OMF, agência missionária fundada por Hudson Taylor e hoje uma das principais do mundo. Patrick é um exemplo de sabedoria, coração missionário, humildade e simplicidade.

Com Patrick Fung, após as sessões sobre liderança e missões
Com Patrick Fung, após as sessões sobre liderança e missões

Ao voltar da extensa viagem da Malásia, praticamente emendei com a chegada da Nora Hughes no Brasil e o início do Vocare. Durante o evento, onde 1.200 jovens do Brasil todo se reuniram para entender melhor sobre sua vocação e papel na missão de Deus, fiquei muito entusiasmado em saber quantos jovens o Senhor têm chamado para atuar com missões através de negócios. Creio ser um avivamento empreendedor acontecendo em todo mundo e de forma muito especial aqui no Brasil.

Nora Hughes, CEO da B4B, ministrando sobre negócios e missões no Vocare 2016
Nora Hughes, CEO da B4B (Business for Blessing), ministrando sobre negócios e missões no Vocare 2016

Nora ministrou com maestria sobre tudo o que Deus tem feito na trajetória dela e contando histórias de como Deus têm usado negócios para missões transculturais nos países mais distantes e de difícil acesso do mundo. O que falar de uma mulher que é convidada pela Coreia do Norte para ir e voltar ao país por ser uma mulher de negócios? Uma grata curiosidade é que Nora foi a primeira responsável pela área de ‘Missional Business’ na OMF, onde Patrick Fung era o seu chefe. É incrível ter em volta pioneiros que têm respondido a um chamado empreendedor para missões transculturais.

Um estudando de jornalismo da minha igreja, Pedro, fez um vídeo bem interessante registrando a pegada do Vocare, vocês podem conferir aqui. Aliás, as inscrições para o Vocare 2017 já estão abertas. E se Deus confirmar sua vontade, é lá onde queremos fazer o lançamento da B4B Aceleradora de Negócios, daqui pouco menos de 1 ano.

Depois de um Abril que mal vi passar, foi muito importante também ter um momento de descanso na última semana. Porque por mais que a gente possa ficar aflito por qualquer coisa, precisamos descansar na certeza de que Deus é quem faz tudo e aos seus amados o dá enquanto dormem (Salmos 127:2). É algo que ainda estou aprendendo e gostaria de compartilhar. Nós trabalhamos porque Deus trabalha e descansamos porque até Deus que é Deus também descansa, assim como descansou na Criação. Nós empreendemos porque Deus é o primeiro empreendedor. Toda criatividade vêm Dele e toda ideia inovadora é inspirada por Ele, pois toda criatura humana é imagem e semelhança de um Deus que vive e reina. É com isso que gostaria de desejar um Feliz dia do trabalho a todos nós. Glória a Deus pelo trabalho “porque desde a antiguidade não se ouviu, bem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64:4).

Em missão,

paulo